A História da AMAP
A fundação da AMAP e sua importância no agronegócio catarinense.
Pomar de associado AMAP. Tecnologia, troca de experiências e parceria para o crescimento da cadeia produtiva da maçã e pêra.
O cultivo comercial de maçã no Brasil está localizado principalmente em Santa Catarina e Rio Grande do Sul, que juntos respondem por 95% da produção nacional. Nesses estados há três grandes polos produtores, que são Vacaria no RS e Fraiburgo e São Joaquim em SC.
A maçã é um dos destaques do agronegócio catarinense. O estado conta com uma safra de 623,1 mil toneladas ? sendo que 75% desse total é produzido em São Joaquim, considerado o maior produtor da fruta do Brasil. Sozinho, São Joaquim é responsável por 35% da produção e da área plantada de todo país. Os frutos de melhor qualidade se encontram nessa região, e é onde estão a maioria das famílias que vivem da pomicultura, contabilizando mais de dois mil pequenos produtores.
Para auxiliar esses produtores, a AMAP foi fundada em São Joaquim no ano de 1999 com a missão de: "Compartilhar experiências, métodos, técnicas e conhecimentos que vão auxiliar no cultivo da maçã e na gestão da propriedade rural".
A AMAP pretende organizar e trazer melhorias para o setor de fruticultura de Santa Catarina, com novas tecnologias e melhorias dos pomares de Maçã e Pêra, buscando congregar todos os atores desse ecossistema produtivo.
AMAP - Diretoria Biênio 2024/2025
Diretor Presidente: Rafael Vieira Grillo
Suplentes: Vinicius Camargo / Rafael Zandonadi
Diretor Administrativo: Sheila Forgerine Zanete
Suplentes: Flávio Antonio/(Vaga em aberto)
Diretor Financeiro: Jhonatan Pires Ribeiro
Suplentes: Mateus Nascífico / Sandro Abatt Diretor
Técnico: Ronaldo de Arruda Mattos
Suplentes: Gabriel Corrêa / Guilherme Abatt
Diretor de Promoções e Marketing: André Mazuco
Suplentes: Marcos Pagani (Vaga em aberto)
Conselho Fiscal:
Titulares: Fabrine Fávero / Renan Abatt / Neri Chiodelli Jr.
Suplentes: Valmor Rodrigues / Fabiano Rosa / Rodrigo Alves Nascifico