Notícias
25
Mai
2025
Maçã Catarina 2025 reúne mais de 600 produtores em celebração à colheita e anuncia novos projetos e

Maçã Catarina 2025 reúne mais de 600 produtores em celebração à colheita e anuncia novos projetos e

Mais de 600 produtores rurais participaram no último domingo (25), em São Joaquim, do Maçã Catarina Seminário e Celebração da Colheita 2025, promovido pela Associação dos Produtores de Maçã e Pêra de Santa Catarina (AMAP). Realizado no CTG Minuano Catarinense, o evento marcou o encerramento simbólico da safra da maçã, que deve se manter na média dos últimos anos e fechar com aproximadamente 800 mil quilos colhidos na região.

Com uma programação diversificada e institucional, o encontro reuniu lideranças do setor agropecuário, autoridades estaduais, entidades parceiras e empresas patrocinadoras em um momento de reconhecimento ao trabalho de mais de 2.700 famílias envolvidas na cadeia produtiva da maçã em Santa Catarina ? sendo São Joaquim o maior polo produtor do Brasil e responsável pelo segundo maior PIB agropecuário do estado. "Foi um evento grandioso, feito para os nossos produtores e por eles. O Maçã Catarina é mais do que uma celebração da colheita ? é uma oportunidade de reunir o setor, fortalecer parcerias e olhar com esperança para o futuro da fruticultura de altitude. Saímos daqui renovados e com novos compromissos assumidos para seguir evoluindo", afirmou a presidente em exercício da AMAP, Sheila Forgerine Zanete.

Durante a abertura oficial do evento, foram anunciadas as criações das Frentes Parlamentares em Defesa da Produção da Maçã, tanto na esfera estadual quanto municipal. Na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, a iniciativa partiu do deputado Lucas Neves e recebeu a assinatura de diversos parlamentares presentes. Já em âmbito local, foi anunciada a criação da Frente Parlamentar Municipal, aprovada pela Câmara de Vereadores de São Joaquim, reforçando o compromisso da cidade com a valorização do setor. As propostas têm como objetivo ampliar a representatividade política da cadeia produtiva da maçã, impulsionar políticas públicas e fortalecer a atuação conjunta entre produtores, entidades e o poder legislativo.

"A maçã tem um papel estratégico para a economia da Serra Catarinense e estado, e a criação dessas frentes parlamentares, em nível estadual e municipal, é um passo concreto para dar voz aos produtores, ouvir suas demandas e construir políticas públicas que valorizem quem trabalha e gera desenvolvimento para a nossa região", destacou o deputado Lucas Neves.

Outro anúncio durante o evento foi a destinação de uma emenda parlamentar no valor de R$ 400 mil, apresentada pelo deputado estadual Altair Silva, voltada à aquisição de um novo equipamento antigranizo para a região. A iniciativa reforça o compromisso com a proteção das lavouras e o fortalecimento da segurança no campo. "Investir na proteção das lavouras é garantir a continuidade da produção, a segurança do agricultor e a estabilidade econômica das famílias do campo. Essa emenda é um gesto de responsabilidade com quem trabalha sob o risco das intempéries e precisa do apoio do poder público. É nosso dever estar ao lado de quem produz com tanto esforço e dedicação", afirmou o deputado.

Para o representante do Sebrae/SC e presidente da Faesc/Senar, Marcos Pagani, a iniciativa reforça o papel estratégico da fruticultura para o desenvolvimento regional. "O que vimos hoje foi a força de um setor que gera emprego, renda e identidade para a Serra Catarinense. O Sebrae é parceiro da AMAP há muitos anos e segue comprometido com a qualificação dos produtores e com a valorização do que é nosso. A maçã de altitude é um orgulho catarinense, e temos que promovê-la com inteligência, união e inovação."

A programação contou ainda com palestras técnicas sobre temas estratégicos para o futuro da fruticultura de altitude. O presidente da Epagri, Dirceu Leite, abordou os desafios e oportunidades da sucessão familiar no meio rural e a importância do ensino agrotécnico na formação de novos produtores. Em seguida, a consultora do Sebrae/SC, Leonice Santos, apresentou os diferenciais e o valor agregado da Maçã Fuji da Região de São Joaquim com Denominação de Origem.

Durante a tarde, os produtores participaram de um churrasco de confraternização, assistiram à apresentação artística da Invernada Artística do CTG Minuano Catarinense e aos shows musicais de Índio Ribeiro e Martinez & Banda, encerrando o evento em clima de celebração. Exposições de máquinas, implementos agrícolas, tecnologias e mais de 20 expositores e patrocinadores também contribuíram para o sucesso da programação.

O evento contou com o apoio institucional da Prefeitura de São Joaquim, da Faesc/Senar, do Sebrae/SC e do Governo do Estado de Santa Catarina. Entre os patrocinadores e apoiadores estavam empresas como Mercosul Toyota, Astro, Kopruch, Mercur, Sotrima Agrícola, Sicredi, Ubyfol, Implemaster, Cresol, Campoar, IG Maçã Catarinense, Viveiros Sul, Devik Frutas, Sanjo, Plantar, Cooperserra, Inquima, Napalha, Plásticos Laminados e Ihara, além de diversas marcas locais que ajudaram a tornar o evento possível.

Janelize Borges - Catarinas Comunicação

Comente essa publicação

Fale conosco